sábado, 8 de junho de 2013

Tornar a matemática acessível às pessoas tem se revelado um dos maiores
desafios que os professores têm que enfrentar para que a prática docente não esteja
restrita à transmissão de conteúdos, que por sua vez,  dificulta o processo de
aprendizagem.
De fato, nas aulas de matemática, as oportunidades de leitura não são tão
freqüentes quanto poderiam, pois os professores tendem a promover muito mais
atividades de “produção matemática” entendida como resolução de exercícios.
Práticas de leitura não apenas de textos, mesmo que teóricos, de matemática,
como também de descrição ou explicação escrita de procedimentos são, muitas
vezes, preteridas em beneficio das explicações dos macetes e das receitas.
(FONSECA & CARDOSO, 2005 p.66)
A escrita, nas aulas de matemática, não deve ser concebida de forma arbitrária nem
tampouco improvisada, fruto de modismos. É preciso que ela seja feita de forma articulada
com os textos lidos pelos alunos, para que possa ser o meio através do qual o aluno amplie

sua aprendizagem.

Enviado pela Professora Cioneiva Aparecida Caetano Ireno

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